Planalto Seguros Blog

BLOG

CONFIRA AS ÚLTIMAS NOVIDADES DA PLANALTO SEGUROS

Qual a diferença entre furto, roubo e assalto?

Notícia    09/05/2018    Planalto Seguros
img/planalto_blog/433_post_14110.jpg

A diferença entre roubo e furto é muito bem definida no direito, mas costuma confundir muitas pessoas, especialmente aquelas que não são da área. Na prática, roubo e furto são infrações distintas, previstas em dispositivos diferentes dos ordenamentos jurídicos, e não se confundem entre si.

De forma geral, pode-se definir a diferença entre roubo e furto através da existência ou não de contato entre infrator e vítima, e os resultados referentes a penalidade são diferentes. Por isso é importante conhecer esses termos, e saber o que significa cada um deles.

Qual diferença entre roubo e furto?

Podemos resumir a diferença entre roubo e furto a partir da existência de contato. Se o ladrão teve contato para se apropriar dos bens alheios: abordou a vítima, ameaçou, ou falou com ela estabelecendo sua ação, considera-se um roubo.

Já se os bens alheios foram obtidos sem contato com as vítimas, considera-se furto, pois, foi praticado sem a percepção de sua ocorrência. Isso demonstra, já em sua diferenciação, que a prática de um furto é socialmente menos grave do que a prática de um roubo, isso é refletido nos diferentes níveis de penalidade.

E o assalto?

O assalto é um conceito considerado dentro do direito brasileiro. Em geral, assalto, na linguagem popular, é sinônimo de roubo.

Seguro 

Conte com a Planalto Seguros para oferecer o melhor em seguros conforme sua necessidade.
Busque no Blog
Ficou com alguma dúvida?
Corretor Online
Abrir Atendimento Online

Ou nós ligamos para você