Planalto Seguros Blog

BLOG

CONFIRA AS ÚLTIMAS NOVIDADES DA PLANALTO SEGUROS

Saiba como economizar combustível

Seguros    02/05/2018    Planalto Seguros
img/planalto_blog/432_post_6015.jpg

Os tempos são de economia e corte de gastos, assim, até as medidas simples ganham importância. Saber como economizar combustível de forma efetiva, por exemplo, é fundamental, principalmente com o alto preço da gasolina ou etanol.

O primeiro conselho para economizar combustível fica no quanto o veículo é utilizado durante o dia a dia e nas contas que precisam ser feitas para saber se está levando prejuízo enquanto roda.

Então a primeira pergunta essencial é: quantos litros por quilômetro o carro está gastando?
A relação da quilometragem por litro de combustível pode analisar se está levando algum prejuízo no bolso, ou identificar se há alguma suspeita de problema no carro.

Algumas podem ser graves, como a necessidade de trocar as velas, rodas desalinhadas que necessitam de balanceamento, pneus com calibragem incorreta, filtro de combustível sujo ou entupido, esses são alguns exemplos.

Além problemas mecânicos que podem ser mais graves, outras ações que afetam o consumo do carro estão diretamente ligadas ao comportamento do motorista e como ele guia seu carro.

Alguns exemplos são: caminhos mais longos e com muitos semáforos, acelerar demais o carro e usar combustível de postos com procedência duvidosa.

Um outro ponto que não pode passar batido, além dos mencionados anteriormente é a realização de um seguro automóvel, para seu carro. Andar desprotegido é uma atitude muito arriscada e que não vale a pena, principalmente pela quantidade de problemas que podem ocorrer no dia a dia, como batidas, roubos, pane elétrica e outros.

Cuidado com o pé no acelerador

Evite realizar acelerações muito bruscas. Isso é extremante prejudicial ao desempenho do combustível. Quanto mais rápido e forçado for o acelerador, mais combustível será gasto.

Utilizar menos o freio

Quando notar que irá precisar parar logo a frente, tire o pé do acelerador, assim, o carro irá se encarregar de reduzir a velocidade. Só freie quando estiver chegando próximo e o carro não estiver completamente parado.

Paradas bruscas também influenciam diretamente no gasto de combustível.

Escolher um posto de confiança

Tente abastecer, sempre que possível, em postos confiáveis para que o carro não estranhe a diferença de combustíveis ou caia no risco de abastecer com produto adulterado.

Manutenção do filtro do ar

Entre as pequenas análises que precisam ser feitas no dia a dia do carro, o filtro é uma delas. Saber se o filtro de ar está pode ser uma salvação para a economia de combustível do carro.

É importante mencionar que a substituição deve ser feita, em média, a cada 10 mil quilômetros para garantir o melhor desempenho do carro e do motor, além, é claro, de influenciar diretamente na economia de combustível.

Atenção com câmbio

Outra prática que muitos motoristas executam, pensando em como economizar combustível, mas que influencia diretamente no alto consumo: não estique marchas sem necessidade.

Faça as trocas em rotação adequada ao seu carro, isso é benéfico tanto para o carro quanto para a economia de combustível do seu veículo.

Busque no Blog
Ficou com alguma dúvida?
Corretor Online
Abrir Atendimento Online

Ou nós ligamos para você