Planalto Seguros Blog

BLOG

CONFIRA AS ÚLTIMAS NOVIDADES DA PLANALTO SEGUROS

A aquaplanagem e os seus riscos

Seguros    18/04/2018    Planalto Seguros
img/planalto_blog/430_post_12115.jpg


Mesmo os motoristas mais experientes podem encontrar dificuldades em diversas questões, como manobrar, ou fazer uma baliza perfeita. Além disso, há pontos que podem influenciar a dirigibilidade, por isso, conhecer os preceitos básicos da direção defensiva pode ajudar a evitar acidentes.

Um dos muitos motivos de acidentes, e uma das maiores causas, principalmente em dias de chuva, é aquaplanagem.

Como funciona a aquaplanagem?

Basicamente, é quando o carro passa pelo asfalto molhado e, por alguns segundos, desliza sem que você tenha o mínimo controle do veículo. Ou seja, é quando acontece a perda de contato do veículo com o solo por conta da camada de água debaixo do pneu, o carro flutua e deixa o motorista vulnerável.

Como evitar a aquaplanagem?

Em geral, quando o funcionamento do carro e dos pneus ocorre corretamente, a banda de rodagem rompe a onda formada na superfície das poças, devido à compressão.

No entanto, quando isso não ocorre, é porque a pressão do pneu é inferior à da água. Não havendo força suficiente para conseguir empurrá-la, então, o pneu perde o contato com o solo. Com isso já fica claro que fazer a calibragem dos pneus constantemente e corretamente é fundamental para a segurança do motorista.

E falando em segurança, o que não pode faltar é um seguro auto. Diante de tantos acontecimentos, deixar o seu carro desprotegido é uma atitude, no mínimo, imprudente.
Busque no Blog
Ficou com alguma dúvida?
Corretor Online
Abrir Atendimento Online

Ou nós ligamos para você